segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA INCLUSÃO

ENTREVISTA
Nome: Séfora Cristina dos Santos
Escola: Municipal Vereador benedito Batista
Cargo: Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Tempo de trabalho na educação: 15 anos na rede municipal de contagem, 2 anos e meio no AEE.
Perguntas
1.    Qual é a realidade atual do deficiente no Brasil?
Hoje podemos falar que existem leis que amparam e respaldam os deficientes, porém precisamos colocar em prática e garantir de fato seus direitos.
2.    Qual a importância da inclusão nas escolas?
Com a garantia das leis, de fato a inclusão dos deficientes nas escolas de ensino regular é um avanço. Mas, precisamos melhorar os atendimento no contexto escolar.
3.    Quais são os desafios para uma inclusão bem sucedida?
Os desafios é aprender a trabalhar com todas as deficiências na sala de aula. Quando o professor ou até mesmo o estagiário (tutor) que acompanha o estudante não faz a interação do mesmo em sala de aula, não o inclui de fato.
4.    Como as escolas tem acolhido as pessoas com deficiência?
Em Contagem temos em algumas escolas o AEE e salas de recursos multifuncionais onde o deficiente conta com uma professora especializada e matérias adaptados para seu ensino. Mas, ainda precisamos melhorar.
5.    Tem sido proporcionado capacitação para os docentes que trabalham com inclusão?
Sim, na rede municipal de Contagem temos vários cursos de formação e capacitação para as professoras do AEE e demais funcionários da escola, porém os professores tradicionais, estagiários e direção da escola não participam devido à sobrecarga de trabalho e dificuldade de deslocamento. Deveria ser ofertado a capacitação sobre inclusão na escola, e deveria também haver mais envolvimento da professora do AEE com os demais profissionais.
6.    A pessoa com deficiência é tratada com igualdade, ou ainda existe discriminação?
Sim existe discriminação. A pessoa com deficiência ainda é tratada com diferença. O olhar das pessoas ainda é para a deficiência e não para o potencial que a pessoa tem.
7.    Por parte dos alunos, como eles tem recebido as pessoas com deficiência no ambiente escolar?
Os estudantes lidam muito melhor com os colegas deficientes do que os adultos, hoje eles já convivem desde a infância com o diferente.
8.    Tem havido progresso por parte dos deficientes na inclusão social?
Sim, principalmente onde tem as salas de recursos multifuncionais na escola. Na sociedade o surdo tem a linguagem de sinal respeitada, mas precisamos que os professores também sejam bilíngues.
Os alunos com deficiência intelectual, física e sensorial com o avanço das tecnologias, podem ser alfabetizados e até mesmo inseridos no mercado de trabalho.
9.    Sabemos que a educação inclusiva é algo novo e desafiador para as escolas, o que te motivou a trabalhar com esses alunos?
Primeiramente o profissional deve gostar, pois a educação inclusiva exige que o mesmo esteja sempre estudando, aprendendo a lidar com as novas maneiras de ensinar e usar as tecnologias e acessibilidades a favor do estudante.
10. “Para cada caso é uma forma diferente de trabalhar, mas o método é o mesmo”; Você concorda com essa afirmação? Qual a metodologia aplicada pela sua instituição?
Não concordo que o processo seja o mesmo, acho que os recursos a serem trabalhados são diferentes para cada caso.
11. Quais as tecnologias assistivas são utilizadas por você?
Os softwares educacionais vieram para ajudar na educação principalmente para os estudantes com deficiência. Na sala do AEE, temos vários programas que ajudam a desenvolver aulas com alunos de diversas deficiências.
12. Quais medidas o governo deve adotar para melhorá-las?
Em primeiro lugar precisamos de formação, para aprender o sentido da inclusão na sala de aula.












ENTREVISTA
Nome: Franciele Gonçalves Galvino
Escola: Municipal Vereador benedito Batista
Cargo: Intérprete de libras
Tempo de trabalho na educação: 1 ano na rede municipal de Contagem.
Perguntas.
1.    Pra você, qual a importância da inclusão nas escolas?
A maior importância da inclusão é a socialização com outras pessoas e outros ambientes.
2.    Quais são os desafios para uma inclusão bem sucedida?
Aceitação da família em ter um deficiente em casa e da escola em adaptar-se para receber o aluno como ele merece.
3.    Como as escolas tem acolhido as pessoas com deficiência?
Em Contagem, a escola tem se esforçado muito para atender todas as necessidades dos alunos deficientes.
4.    Tem sido proporcionado capacitação para os docentes que trabalham com inclusão?
Sim, a escola está sempre de portas abertas para todos que sonham em estar ao lado dos necessitados com intenção de ajudar.
5.    A pessoa com deficiência é tratada com igualdade, ou ainda existe discriminação?
Na escola em que estou atuando não percebo nenhum tipo de discriminação, mas infelizmente não posso opinar sobre as outras.

6.    Por parte dos alunos, como eles tem recebido as pessoas com deficiência no ambiente escolar?
Os alunos estão sempre prontos para receber os deficientes com todo o carinho e atenção que eles merecem.
7.    Tem havido progresso por parte dos deficientes na inclusão social?
Sim bastante, os alunos deficientes nunca ficam sozinhos, tem sempre alguém ao lado para conversar.
8.    Sabemos que a educação inclusiva é algo novo e desafiador para as escolas, o que te motivou a trabalhar com esses alunos?
Saber que eu posso tentar mudar a realidade deles e no futuro ver um adulto especial, que um dia foi uma criança especial ignorada pelo mundo, no mercado de trabalho.
9.    “Para cada caso é uma forma diferente de trabalhar, mas o método é o mesmo”; Você concorda com essa afirmação? Qual a metodologia aplicada pela sua instituição?
Com o surdo ou deficiente auditivo é necessário trabalhar com material concreto e muitas imagens para que o mesmo consiga conciliar a figura com o sinal.
10. Quais medidas o governo deve adotar para melhorá-las?
Adaptar melhor as escolas e promover cursos para professores e alunos para que todos pudessem saber qual é a melhor forma de lidar com todas as deficiências.








ENTREVISTA
Nome: Jeane Dos Santos Lima
Escola: Municipal Vereador benedito Batista
Cargo: Cuidadora dos alunos de inclusão
Tempo de trabalho na educação: 1 ano na rede municipal de Contagem.
Perguntas.
1.    Pra você, qual a importância da inclusão nas escolas?
A inclusão é importante para que as crianças com deficiência possam ter a possibilidade de frequentar e conviver no ambiente escolar.
2.    Como as escolas tem acolhido as pessoas com deficiência?
A escola tem acolhido bem, mas sem muito interesse em ensiná-los como os outros alunos que não são de inclusão. Creio eu que um pouco mais de interesse por parte dos professores em ensinar os alunos com deficiência de acordo com sua capacidade de aprender, já seria um grande avanço.
3.    A pessoa com deficiência é tratada com igualdade, ou ainda existe discriminação?
Já melhorou bastante, mas ainda existe discriminação por parte de alguns alunos, professores e funcionário da escola.
4.    Quais medidas o governo deve adotar para melhorá-las?
Poderia adaptar mais a estrutura das escolas de acordo com as necessidades do aluno, como por exemplo; fraldário, rampas entre outras coisas. Seria bom também que tivesse uma cobrança mais rigorosa sob os professores, supervisores e direção da escola em relação ao aprendizado desses alunos.


ENTREVISTA
Nome: Jacqueline Pereira Souza
Escola: Municipal Vereador benedito Batista
Cargo: Estagiária/Tutor de inclusão
Tempo de trabalho na educação: 1 ano na rede municipal de Contagem
Perguntas.
1.    Pra você, qual a importância da inclusão nas escolas?
É importante porque através dela os alunos podem se sentir incluídos na sociedade, e tem uma nova perspectiva de vida.
2.    Quais são os desafios para uma inclusão bem sucedida?
Todas as crianças precisam da escola para aprender, para isso todos devem ajudar, principalmente os professores. E está aí um grande desafio; fazer com que os professores percebam esses alunos em sala de aula, e os ajudem também, fazendo assim a igualdade acontecer.
3.    Como as escolas tem acolhido as pessoas com deficiência?
A escola da rede de Contagem tem acolhido muito bem esses alunos, tem uma estrutura básica necessária e a sala multifuncional com professora do AEE (atendimento educacional especializado), que atende esses alunos em contra turno e os ajuda muito. Só falta um pouco de conhecimento dos professores para ajudar de forma correta esses alunos dentro da classe regular.



4.    Tem sido proporcionado capacitação para os docentes que trabalham com inclusão?
Ás vezes a SEDUC oferece cursos e isso ajuda um pouco, mas não garante total conhecimento para ajudar esses alunos.
5.    A pessoa com deficiência é tratada com igualdade, ou ainda existe discriminação?
Não existe discriminação em si, mas sim uma falta de interesse principalmente dos professores que pensam que somente os estagiários são responsáveis pelos alunos de inclusão e por isso não interagem muito com eles.
6.    Por parte dos alunos, como eles tem recebido as pessoas com deficiência no ambiente escolar?
A maioria dos alunos recebem os deficientes com respeito, mas apenas alguns brincam com eles e tentam se aproximar.
7.    Tem havido progresso por parte dos deficientes na inclusão social?
Sim, com a aluna que eu acompanho. Mas se depender de alguns professores isso não teria acontecido pois muitos não dão a devida atenção para os alunos com necessidades especiais. Quando a “minha” aluna entrou na escola, ela não sabia as letras, os números nem mesmo as cores. Hoje ela já é capaz de reconhece-los.
8.    Sabemos que a educação inclusiva é algo novo e desafiador para as escolas, o que te motivou a trabalhar com esses alunos?
Estou fazendo graduação em pedagogia, e no curso sempre somos motivadas a prestar atenção no aluno com necessidades especiais. Então, estudando tudo isso, vejo a necessidade de ajudar para que eles sejam aceitos na sociedade e se desenvolvam cada vez mais.



9.    “Para cada caso é uma forma diferente de trabalhar, mas o método é o mesmo”; Você concorda com essa afirmação? Qual a metodologia aplicada pela sua instituição?
Minha aluna não sabe ler ainda, por isso não consegue acompanhar o nível da turma. Eu procuro facilitar as atividades para ela, respeitando suas limitações e trabalho com material concreto pois isso facilita sua aprendizagem.
10. Quais medidas o governo deve adotar para melhorá-las?
Primeiro o governo deve oferecer cursos para os professores e estagiários para que eles tenham conhecimento do que é uma inclusão verdadeira.

Assim, os profissionais poderão ajudar os alunos no seu desenvolvimento escolar.

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